sábado, 2 de abril de 2011

Liberdade de expressão X Futilidade

O pessoal agora resolveu opinar. Aqui o assunto é música. E preparem-se... o artigo levanta polêmica!

 O rock se iniciou em 1950 e teve grande  influência do blues. O som cativante e letras memoráveis fizeram parte dessa história. É um gênero altamente popular, que, com o tempo, fez-se raiz de vários outros estilos como o metal, o hard-rock  e rock alternativo. Em algumas ocasiões é acompanhado de piano, gaita, sintetizadores eletrônicos  - a partir dos anos 70 -  como instrumentos solo. Composto de vários rifes de guitarra e letras complexas, com uma melodia maravilhosa. A pergunta que não quer calar é: será que nessas bandas de “happy rock” podemos encontrar tudo isso?
Depois da onda dos “emos”, que usavam estilo dark e franjas na cara, alguns jovens começaram a ser influenciados por baldes de tinta fluorescente e alegria. Com letras alegres e melosas o novo estilo “Happy Rock” tem o intuito de nos passar a “alegria da adolescência”.
ESPEREM UM POUCO! A adolescência é regida por altos e baixos, pelo sobe e desce de hormônios, descobertas, paixões... Queremos dar as nossas opiniões, falar, GRITAR. Queremos ser vistos!  Este é o momento de tentarmos mudar o mundo, entender os porquês, enfrentar as conseqüências dos próprios atos. A alegria é só uma porcentagem, uma pequena porcentagem.
Agora essa é a moda: é só saber fazer alguns solos de guitarra, ter guardado algumas composições melosas, sem nenhuma mensagem importante para passar, ser bonitinho e... “Pronto! Já podemos formar uma banda”. Se não sabem cantar, não tem nenhum problema, estamos na era dos Auto-Tunes!
Vamos a mais um item: os fãs. Ah... Os fãs. Ser fã não é só gostar de alguma banda ou cantor, é admirar seu trabalho e segui-lo tentando usufruir o máximo que essa banda tem para nos oferecer: as informações, os pensamentos, a música... É claro, alguns pensam que ser fã é ser maluco! E às vezes não se enganam pensando assim... em alguns casos, a tietagem beira a idiotice.Especialmente em se tratando dos fãs coloridos das bandas coloridas de rock colorido...
O que é incorreto é colocar o nome deste “estilo” como algo que tenha surgido do rock. O rock surgiu pra jogar as idéias em forma de música, dizer “é isso que tenho pra falar”. O rock é feito pra criticar, pra explicar o que ninguém consegue entender, pra mudar o mundo. Não pra escrever sobre coisinhas insignificantes como beijinhos, passeios, compras... Se alguém quer fazer rock, que faça certo! Não use a palavra no meio de um estilo colorido, alegre e fútil.

Ana Eduarda,     Caroline Almeida, Francine,       Larissa,       Letícia,     Maressa,   
Otávio. 2ª A

Nenhum comentário:

Postar um comentário