domingo, 10 de abril de 2011

Crítica e bom humor


Em plena crise econômica, o ator, diretor, produtor, dançarino, roteirista e músico Charlie Chaplin criou um dos filmes mais importantes do cinema. Tempos Modernos é um filme que faz alusão aos trabalhadores da década de 30 – a vida, as dificuldades e afins – abordando o ponto de vista do povo. Charlie interpreta Carlitos, mais conhecido no Brasil como “O Vagabundo”, que tenta sobreviver no mundo industrializado.
O filme mostra a realidade de uma sociedade capitalista, que vive única e exclusivamente para o dinheiro, na qual funcionários trabalhavam de maneira quase escrava e, muitas vezes, eram substituídos por máquinas.
Era –e ainda é –um verdadeiro leilão. Conseguia-se emprego quem trabalhava por menos.
O impressionante é que em pleno século XXI esse “estilo de vida” não mudou em nada. Ainda continuamos a trabalhar pelo preço menos que merecido. Ainda somos substituídos por máquinas.
Dinheiro, dinheiro e dinheiro. Somos movidos por ele.
Há uma cena em particular que me chama atenção. Logo no começo do filme Carlitos está trabalhando em uma esteira, a velocidade da esteira aumenta, fazendo com que seus movimentos também acelerem, até que ele acaba tendo um colapso nervoso. Isso o leva para um hospício. Quando já está “curado” e pode voltar ao seu emprego, descobre que a fábrica fechou.
 Ora, nessa pequena cena, vários assuntos são abordados, tais como exploração no trabalho, “lesão” por esforços repetitivos – conhecido como “LER” –  e greve de funcionários, devido à falta de direitos aos trabalhadores.
“Tempos Modernos” é uma comédia maravilhosa que tem personagens cativantes, uma vez vista, jamais esquecida.
Chaplin aborda temas que estavam preocupando o mundo inteiro com muito bom humor, sem deixar de ser crítico. Não é à toa que ele é considerado um dos cômicos mais importantes da era do cinema mudo.

Por: Ana Eduarda 2º A

Nenhum comentário:

Postar um comentário