quinta-feira, 14 de março de 2013

Geração Notícia

Hugo Cabret e a magia do  cinema


Confesso que só li o livro por conta da minha professora de Português, mas acabei gostando.
 Hugo Cabret é um menino órfão que perdeu o pai em um incêndio, e, por isso, mora com o tio em uma estação de trem, onde toma conta dos relógios. Pouco antes do incêndio, o pai de Hugo havia encontrado um autômato, e os dois decidiram consertá-lo. Porém, depois da morte do homem, tudo que Hugo tinha era o caderninho com anotações sobre o tal autômato. E se o autômato escrevesse alguma mensagem importante de seu pai? O menino, por causa disso, decidiu que o terminaria de qualquer forma.
No entanto, seus planos são frustrados quando o dono da loja de brinquedos de onde Hugo rouba as peças para consertar o autômato, pega-o no flagra e confisca seu caderno. Agora, Hugo precisa recuperá-lo e, contra sua vontade, precisa da ajuda de Isabelle, a sobrinha do velho. Juntos eles descobrirão a magia dos sonhos e levarão você também a uma aventura pela historia do cinema.
O livro é repleto de ilustrações de páginas inteiras, que nos remetem justamente ao cinema. É como se um filme estivesse se desdobrando a nossa frente conforme viramos as páginas, e acho que foi uma forma brilhante de realmente nos fazer entrar na história.
 Os personagens são bem trabalhados e as ilustrações nos ajudam a visualizá-los – aliás, os atores que escolheram para o filme ficaram ótimos nos papéis.
Não posso dizer que é uma história emocionante, que vai fazer seu coração acelerar, ou que você vai ficar morrendo para saber o final. Mas é uma história sobre sonhos que vai te aquecer e te fazer sorrir. É uma história que vai te fazer lembrar daquilo que você realmente é, e que vai te mostrar que, com um pouco de magia, tudo é possível.
Hugo Cabret é, por fim, uma adorável homenagem ao cinema e  à magia que ele traz as nossas vidas todos os dias. Por trás de um cineasta, de um escritor ou roteirista – por trás de todo e qualquer contador de histórias – há, repousando ali, e muitas vezes longe de nossos olhos, um mago pronto para colocar os seus truques em prática, e nos encantar sempre.

Júlia Detoni


Livro: A invenção de Hugo Cabret
Autor: Brian Selznick
Tradutor: Marcos Bagno
Editora: SM Editora

2 comentários:

  1. ah, o filme desse livro é muito legal. muito fascinante' .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós também adoramos! Por isso a ideia de publicar a resenha. Vale a pena ler e assistir! Abraços!

      Excluir