quinta-feira, 14 de março de 2013

O melhor de Mim (Nicholas Sparks)




O autor inicia a leitura introduzindo o caráter e hábitos do protagonista. Dawson é um cara na casa dos quarenta, vive uma vida pacata e reclusa. Aos poucos, no entanto, o personagem vai se abrindo para o leitor e começamos a desvendar o seu passado, onde encontramos uma infância roubada, um pai abusivo e um grande amor da adolescência. Em contrapartida, também conhecemos Amanda, a mulher por quem Dawson foi apaixonado. Mais de vinte anos depois do romance dos dois ter acabado, ela vivencia um casamento instável, com um marido alcoólatra e a responsabilidade de lidar com três filhos crescidos. Tanto Dawson quanto Amanda tiveram suas vidas marcadas pela tragédia em algum momento. Ele atropelou e matou um homem e ela perdeu uma filha para o câncer. O passado e o presente se chocam quando eles se reencontram na cidade onde cresceram e se apaixonaram e, apesar da realidade bater à porta dos dois a cada momento, é como se ambos retornassem aos anos da adolescência.
A princípio, tive uma leve sensação de déja vù, já que muitos aspectos da estória lembram a famosa obra Diário de uma paixão, que é reconhecido como uma das melhores adaptações cinematográficas românticas do autor. Entretanto, ao me aprofundar na trama é evidente que a história de amor entre Dawson e Amanda não possui a volatilidade do relacionamento entre Ally e Noah. O casal de O Melhor de Mim é mais harmônico, mais trágico, e a cada flashback oferecido ao leitor fica mais nítida a sintonia entre ambos. A estória inteira faz algum sentido, mas é quando eles se reencontram que a complexidade do enredo é revelada. Além do romance central, os subenredos em torno de outros personagens e seus conflitos enriquecem o conteúdo e equilibram o ritmo do livro. Apesar do sentimentalismo intrínseco às obras do autor, nesse novo lançamento Sparks também adiciona algo incomum em seus trabalhos anteriores. Um leitor mais moralista certamente evidenciará a posição vulnerável e socialmente questionável de Amanda ao trair o marido, com o quem é casada há pouco mais de vinte anos.
Muitas pessoas questionam o sucesso das obras românticas de Nicholas Sparks. Acredito que a atração de suas estórias está no fato de que o escritor sabe como criar narrativa onde o ser humano é o maior protagonista. Defeitos e qualidades + reveses do destino. Tudo o que concerne à vida está impregnado em cada parágrafo e diálogo do autor. Acredito que a mensagem que o autor deseja passar é a de que, às vezes, o amor necessita de maturidade para alcançar sua força total. As experiências e sofrimentos vividos por ambos os protagonistas nos anos em que estiveram separados os transformou nas pessoas que eles precisariam ser um para o outro.

Maressa Cruz


Livro: O melhor de mim
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 272

Nenhum comentário:

Postar um comentário