quinta-feira, 14 de março de 2013

Próxima fase


É... Fim do ano tá aí e o que iremos fazer? O Ensino Médio passou voando por nós, o mesmo que no começo da primeira série parecia interminável. Na verdade, todo final de aula é a mesma coisa: Abraços, comemorações, aquela choradeira dos que não irão mais voltar pra escola, gritos de "até que enfim" ou "te vejo ano que vem", fotos, cadernos sendo deixados de lado. Finalmente férias!

Todo esse ano estudando e, principalmente, fazendo e conservando amizades. É na escola que aprendemos a escrever, fazer continhas... depois as coisas vão se complicando um pouco. É na escola também, que aprendemos as melhores desculpas para o tão famoso "dever de casa", na escola fazemos amigos, encontramos paixões, problemas (não apenas os matemáticos, mas também aqueles que nos deixam de cabeça quente). Enfim, a escola não ensina apenas a teoria, ensina a prática de muitas coisas.
O futuro bate com insistência. As perguntas mais frequentes são: “vai prestar vestibular?”, “o que pretende fazer próximo ano?”, ou até mesmo “que carreira vai seguir?”. Perguntas que alguns sabem responder e outros nem tanto. Mas o que importa é que estamos no último ano do ensino médio, já parou pra pensar?
E por falar em parar pra pensar, quando realmente pensamos, nos tornamos uma mistura enorme de sentimentos. Pensamos no próximo ano, nos vestibulares, nos trotes, na falta que os amigos irão fazer, nas festas de despedida, relembramos momentos e histórias. E o que mais nos marca são os amigos, os valores e principalmente a saudade. Saudade dos colegas da escola, dos professores e até das intriguinhas que rolavam de vez em quando.
O que podemos afirmar é que esse período será lembrado pelo resto de nossas vidas.
Temos medo do futuro? Talvez. Não podemos falar a respeito do que ainda não chegou. Somos fortes, livres para fazermos qualquer escolha que nos agrade, somos mais que campeões por termos chegado até aqui. E que venha a próxima fase.

                                                              Ana Eduarda Rodrigues

OBS.: A Aniinha escreveu o texto no final de 2012, quando ainda era aluna da 3a série do Ensino Médio do João Conceição. Em 2013, ela já  é aluna do curso de Letras da Unimep.  Mesmo assim, continua colaborando com o Geração Notícia. Sorte nossa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário