domingo, 23 de outubro de 2011

O QUE É RACISMO?

    Segundo o dicionário Aurélio, racismo é uma doutrina, que sustenta a superioridade de certas raças contra um determinado grupo.

  Durante séculos exemplos mais simbólicos de racismo em massa aconteceram durante o neocolonialismo. Era praticado pelos europeus, humilhando os africanos, que eram usados como escravos e viviam nas formas mais desumanas possíveis.
  O racismo é uma forma de tentar impor superioridade, não levando apenas em consideração a cor de pele, mas também a cultura. Durante séculos, ciganos, homossexuais, orientais, africanos, latinos e, principalmente, os judeus (durante a Segunda Guerra, os judeus foram perseguidos pelo regime nazista) sofreram alguma forma de descriminação por causa de sua cultura.
  Já na era moderna, o racismo continua existindo, mas de outra maneira. Em pleno século XXI, com a globalização e a internet, o racismo também mostra suas “garras” na mídia. Quem não se lembra do episódio envolvendo o deputado Bolsonaro, que fez algumas considerações envolvendo a "cor" da cantora Preta Gil no programa CQC?


  Na França, o senado Francês, aprovou o projeto que proíbe o uso de véu integral nos espaços públicos na França, transformando-o em lei. Os países que adotam a cultura muçulmana reclamaram muito, e acusaram a França de intolerância. 

   Leia mais sobre esse assunto acessando o link abaixo:


http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/09/parlamento-frances-aprova-definitivamente-lei-que-proibe-veu-integral.html

 

  Existem várias medidas tomadas por várias organizações, contra o racismo. Exemplo disso aconteceu aqui em Piracicaba, durante  o 38o Salão do humor. Parte da exposição foi dedicada a cartuns e charges de diversos cartunistas sobre o assunto. Vale a pena dar uma pulo até lá e conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário