domingo, 23 de outubro de 2011

Artigo de opinião

RACISMO: DOUTRINA INADMISSÍVEL NOS TEMPOS ATUAIS
                              
                                  Grupo: Estudo jovem
  


O racismo pode ser definido como uma doutrina que defende a pretensa superioridade de certas raças. A palavra raça tem o significado de conjunto de ascendentes e descendentes de uma família ou de um povo. Com a grande miscigenação de raças que ocorreu nos séculos passados, principalmente no Brasil, não se deve tolerar esse tipo de preconceito em nosso país.
  Nos Estados Unidos, a raça de uma pessoa é classificada de acordo com sua descendência, ao contrário do Brasil, onde a raça não se baseia na origem de um indivíduo mas, sim, pela sua cor. Assim, com esse desconhecimento do povo brasileiro sobre o conceito de raças, o racismo é incentivado a se tornar mais freqüente, pois muitos não imaginam que podem conter uma “fatia” da raça de certos cidadãos.


  Além disso, o racismo pode ser visto como uma grande derrota da democracia, pois segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todo ser humano, independente da  sua cor, raça ou sexo tem o direito de uma vida livre e digna.
  Enfim, o racismo não pode ser tolerado em qualquer circunstância, pois essa teoria desrespeita os princípios de uma democracia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário