quinta-feira, 6 de outubro de 2011


Manifesto em favor da melhoria da educação Pública no Brasil

Como o Brasil pode se tornar um país de primeiro mundo, considerando-se que o principal fator de progresso só retrocede?
Apenas 5% do PIB é investido em educação no Brasil. Parece pouco? Pesquisando o percentual do PIB que é investido pelos países desenvolvidos, descobre-se que a mesma porcentagem é investida por eles, garantem alguns especialistas.
A questão é: 5% desse investimento é o suficiente para a nossa educação? É óbvio que não. Especialistas mais sensatos dizem que, para um bom começo de mudança, o ideal seria investir 10% do nosso PIB.A Coréia do Sul, o Japão e outros países desenvolvidos, em algum momento de sua história, chegaram a investir até 20% do PIB na educação.
O que falta é a vontade política e, se não for muito atrevimento, precisamos dizer que também falta “vergonha na cara” de algumas pessoas. E por causa da falta de vergonha deles, toda uma nação tem muito com que se envergonhar. O Enem está aí de novo. Será que o resultado será o mesmo de 2010? Na lista das 1000 (!) escolas que ficaram na frente no ranking, 14 (!!!!) eram escolas públicas.
O Brasil é o país do futebol, do samba, das mulheres bonitas, mas não da educação que, claro, está como última opção sempre. Ao contrário dos países desenvolvidos, onde a educação pública é valorizada.
E como podemos solucionar este grande problema no país mais corrupto do mundo?
A primeira grande mudança seria no Plenário, lá em Brasília, com uma mudança em toda aquela política suja, muitas vezes feita pelos políticos. Precisamos mudar a equação: Sujeira=corrução, corrupção=Brasil.
Quem elabora as leis garante que estas são feitas para “valorizar” as pessoas, por que essa “tal valorização” não pode começar por uma educação básica de qualidade?
Perguntas, perguntas, perguntas! Onde e quando obteremos respostas para tais perguntas?

Piracicaba, outubro de 2011.
Manifesto feito por:
Tayná Arruda
Renata Campos
Caroline Christofoletti
Gabriela Chiodi
Amanda Schiabel

Nenhum comentário:

Postar um comentário