terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Resenha: Explicando a filosofia com Arte


           Explicando a filosofia com Arte.  Essa é a dica de livro para o pessoal que participou do grupo de filosofia no ano passado e já está com saudades, ou para qualquer pessoa que se interesse pelo tema.
            O autor do livro Charles Feitosa é professor e pesquisador da UNIRIO e tem um projeto audacioso para a divulgação da filosofia: a filosofia “pop”, que consiste em associar aqueles conceitos clássicos e complexos da filosofia que a gente já conhece (e treme só de pensar!) com imagens. Desse projeto é que nasceu o livro. São 7 capítulos em que o autor apresenta diferentes temas como o conceito e a história da filosofia, a realidade, a ciência, a Natureza, a Estética e até a Morte. O fato da obra ser dividida assim traz uma vantagem: como cada capítulo apresenta um tema diferente, você pode ler de forma aleatória, ou seja, começar pela discussão da Arte, depois ir para a da Ciência, ler na sequência que preferir. Dá até pra deixar de ler alguns capítulos, mas eu duvido que você consiga. O livro prende a atenção do começo ao fim e tem muitas, muitas imagens super-interessantes. São fotos – uma delas é a de Arnold Schwazenegger posando de Mister Universo, noutra aparece Pelé marcando um golaço -, trechos de filmes, pinturas, gravuras, esculturas... Imperdível!
            Falando em imperdível, o Capítulo 6 do livro discute o Amor que é apresentado a partir de subtítulos como A força das paixões, E o amor, então, também acaba?, A fertilidade dos mortais, entre outros. Abaixo, algumas imagens e um trecho da poesia de Paulo Leminsky que ilustram o capítulo em questão. Se quiser conferir, a biblioteca da escola tem dois exemplares do livro.
            Boa leitura! 


Um comentário:

  1. Livro subestimado pelos estudiosos pomposos e apreciadores do vocabulário rebuscado. O livro é ótimo para elucidar conceitos que nem professores e nem os textos filosóficos parecem libertar. Amei o livro , e é uma leitura fácil, agradável e altamente instigante.

    ResponderExcluir