segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Não faz sentido ! - Políticos.



Sabemos que os poderosos têm medo do pensamento, pois o poder é mais forte se ninguém pensar. Para os poderosos de Atenas, Sócrates tornara-se um perigo, pois fazia a juventude pensar. Por isso, eles o acusaram de desrespeitar os deuses, corromper os jovens e violar as leis. Diante da assembléia, à qual foi levado, Sócrates não se defendeu e foi condenado a tomar um veneno – a cicuta – e obrigado a suicidar-se.” (Chaui. M. Convite à Filosofia. São Paulo: África, 1994, p; 38)

Pois é, Sócrates foi morto por falar a verdade. Você teria coragem?

Atenção, jovens de todos os lugares, já faz tempo que temos TUDO a nossa disposição. Com a inclusão digital ao nosso lado, um tanque repleto de informação e coisa boa. E o que fazemos? Usamos redes sociais e preenchemos nosso ego.

Queridos, essa geração está calada e isso, com toda certeza, não é nada bom. Onde estão os manifestos? Cadê a nossa vontade de mudar o mundo? Aprendemos na escola, sobre revoltas e revoluções, e o que o povo de tantas outras épocas tem que nós não temos? Temos ainda muito mais que os franceses durante a revolução que chacoalhou o mundo, temos muitas oportunidades que brasileiros da era da ditadura - que usaram a cabeça para musicas não serem reprimidas, como em “o bêbado e o equilibrista”, que foram exilados ou até então mortos. A pergunta que predomina é: O que é que há meu Brasil? O que é que há jovens do mundo todo?

Durante a aula da professora Juliana (História), a segunda série A, promoveu um pequeno debate, sobre liberdade. Aliás, onde está a nossa liberdade? Somos realmente livres? Ei, você... Acha que o Brasil é um país independente?

Quantas perguntas... Ando me perguntando se mais jovens fazem estas mesmas perguntas.

“Há na espécie humana indivíduos tão inferiores a outros como o corpo o é em relação à alma, ou a fera ao homem; são os homens nos quais o emprego da força física é o melhor que deles se obtêm. Partindo dos nossos princípios, tais indivíduos são destinados, por natureza, à escravidão; porque, para eles, nada é mais fácil que obedecer. (...) Assim, dos homens, uns são livres, outros escravos; e para eles é útil e justo viver na servidão.” (ARISTÓTELES – A Política)

E aí está meu pequeno manifesto, um vídeo do Felipe Neto, que é um crítico muito bom, apesar dos palavrões.

Não Faz Sentido – Políticos. 



                           Ana Eduarda. 2ª A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário