segunda-feira, 23 de maio de 2011

Quem nunca já ouviu falar desta Música?

CHER - BELIEVE

 

Cherilyn Sarkisian LaPiere, conhecida como CHER, nasceu em  El Centro20 de maio de1946) é uma cantoraatrizapresentadoradiretoraprodutora cinematográfica e musical e empresária estadunidense. Apelidada de Deusa do Pop (Goddess of Pop, em inglês), ela é vencedora de um Oscar, um Grammy, um Emmy, três Globos de Ouro e um prêmio doFestival de Cannes. Ela é a única pessoa na história a receber todos esses prêmios. Sua contribuição para a música, cinema, televisão e moda, juntamente com uma vida pessoal muito divulgada, fizeram dela uma figura global na cultura popular por mais de cinco décadas. Ela estreou na cena musical profissional aos dezessete anos como parte da dupla de pop rock Sonny & Cher, e começou sua carreira solo em 1964.
Na década de 1960, Cher tornou-se um dos ícones femininos máximos da moda na culturahippie, popularizando modelos como a minissaia e a calça boca-de-sino, de criação própria. Ela estabeleceu-se como apresentadora de televisão com o programa de variedades The Sonny & Cher Comedy Hour, uma das atrações de maior audiência da TV americana nadécada de 1970. Uma série de hits número um dos álbuns Gypsies, Tramps and Thieves(1971), Half Breed (1973), Dark Lady (1974) e Take Me Home (1979) aliados à sua forte influência no movimento de emancipação feminina e na criação do videoclipe a consagraram como ícone pop. Um bem recebido desempenho no filme Silkwood (br: Silkwood - O Retrato de uma Coragem; pt: Reacção em Cadeia) rendeu-lhe uma indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante em 1984. Ela atuou em uma série de filmes de sucesso nos anos seguintes, incluindo Mermaids (br/pt: Minha Mãe É uma Sereia), Mask (br: Marcas do Destino; pt: Máscara), The Witches of Eastwick (br/pt: As Bruxas de Eastwick) eMoonstruck (br/pt: Feitiço da Lua), pelo qual ganhou o Oscar de melhor atriz em 1988. No final da década de 1980, Cher se tornou uma figura dominante na música rock com a trilogia de álbuns Cher (1987), Heart of Stone (1989) e Love Hurts (1991).
Seu vigésimo terceiro álbum de estúdio, Believe (1998), é o álbum de dance music mais vendido de todos os tempos. Em 2002, a canção "Song for the Lonely" foi considerada o tema da perseverança americana diante dos ataques de 11 de setembro de 2001.

De: Richard Wendell 2° A

Nenhum comentário:

Postar um comentário