sexta-feira, 22 de junho de 2012

Espaço público: Intervenções

Espaço público

O espaço público é considerado como aquele espaço que, dentro do território urbano tradicional, sendo de uso comum e posse coletiva, pertence ao poder público. (Wikipédia)


O espaço público é de todos! Espaço para manifestações de arte, de protesto, de esportes... Cada um encontra seu espaço no espaço público. Os alunos da 1a série do Ensino Médio saíram em busca dessa diversidade pelas ruas de Piracicaba. Olhos abertos e celular na mão... essa era a proposta! A partir daqui você confere o que eles encontraram em matéria de intervenções no espaço público! 



Grafite: A primeira forma de intervenção encontrada.



 Stefane de Freitas Santos  
 Miriã Toledo Batista  

Segundo o site Wikipédia, a intervenção geralmente tem um sentido negativo de intromissão.
A intervenção pública é um tipo de manifestação artística, geralmente realizada em áreas centrais de grandes cidades. Consiste em uma interação com um objeto artístico previamente existente (um monumento, por exemplo) ou com um espaço público, visando colocar em questão as percepções acerca do objeto artístico. 
Grafite é o nome dado às inscrições feitas em paredes. Por muito tempo visto como algo proibido, que deixava a cidade com aparência “feia”, mas hoje em dia o grafite nada mais é que uma forma de expressão em arte. Depois de esse trabalho ter sido reconhecido, muitas pessoas ganham dinheiro com isso, como também existem pessoas famosas nesse meio. O grafite é algo artístico e que não é proibido em lugares públicos, ao contrário da pichação.


Escolhemos um grafite diferente dos outros que vemos pela cidade, que aparentemente nos mostra dois elefantes com pinturas indianas e uma sereia do lado, feito recentemente, pois suas cores estão vivas e não aparenta nenhum sinal de destruição. 



Essa foto é de um grafite na Rua Dona Glória (Piracicaba-SP), tirada às 12h22 do dia 11 de Junho de 2012 (segunda-feira).


Das ruas para os museus

No vídeo abaixo você conhece o trabalho de dois grafiteiros famosíssimos: os paulistanos Otávio e Gustavo Pandolfo. 
"Por que a cidade precisa disso? Por que eu acho que se você não usar a cidade, ela vai te usar." 



Nenhum comentário:

Postar um comentário