quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Artigo de Opinião: Diário Aberto


Na década de 70, manter um diário era uma das maiores regras para toda adolescente e se alguém lesse — explosão! — era o fim do mundo. Alguns tempos depois, o diário foi se tornando raro e praticamente desapareceu. E depois, com a era digital, veio aquela febre do blog, onde as garotas — e até mesmo os rapazes — escreviam sobre seus gostos, dramas, músicas favoritas e tudo mais o que decidiam “contar” para o resto do mundo virtual, surgiu então um novo diário, porém lá a tão prestigiada privacidade caía por terra, embora no começo houvesse perfis com identidade falsa, os famosos fakes, essa idéia de não ser conhecido não prevaleceu. Podemos dizer que os jovens modernos dão mais valor a exposição pública de sua vida do que a privacidade?

Antes de qualquer coisa, o adolescente busca a todo instante um ponto de referência para seguir, seja um cantor, um ator, os pais, enfim, alguém que chame sua atenção até que ele diga “quero ser igual a ele quando mais velho”. Na maioria das vezes, essa referência acaba se tornando um ídolo para ele, que passa a querer saber sobre ela, seu estilo de vida, ou até mesmo o famoso “o que ela está pensando”. A partir daí, o jovem vai se tornando um adulto baseado naquela pessoa e, consequentemente, deseja mostrar para o mundo o que ele está se tornando.

É claro que a privacidade é importante, porém o jovem tem a necessidade de ser visto por todos, aceito no mundo dos adultos com toda vontade de trazer consigo sua infância. A maioria das crianças gosta de ser notada, todo adulto quer ser reconhecido por seu trabalho. O adolescente transita entre a infância e a maturidade, é um fio tênue entre as duas coisas. Assim, todo jovem gosta de chamar a atenção e ser reconhecido, principalmente pelos adultos, por seu trabalho. É nesse ponto em que a privacidade para os adolescentes não se encaixa, pois não há como ganhar reconhecimento e atenção se sua vida ficar “escondida”.

Em síntese, a privacidade não deixa de ser importante, porém não é tão relevante quanto antes. Com o diário virtual (o blog, tumblr, twitter), o jovem consegue expor suas opiniões abertamente usando a linguagem que bem entender. Ele expõe sua vida para ganhar reconhecimento, tanto por pessoas de sua idade quanto pelos adultos.  


                                                                               Ana Eduarda, 3º A


P. S.: E por falar em diário aberto, aqui está o meu: Olhos Líquidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário