sexta-feira, 22 de junho de 2012

Fazendo arte no espaço público



Jhonattan Henrique Jorge         
Vitória Passari Carone    1a A         

  
Segundo a Wikipédia, o espaço público é considerado como aquele que seja de uso comum e posse coletiva (pertence ao poder público). A rua é um exemplo de espaço público.
Entre as diversas manifestações que podem acontecer nesse espaço, a arte se faz presente. Que tipo de arte? Qualquer tipo... até arte sacra!
O Tapete de Corpus Christi, é uma tradição da Igreja Católica. Essa tradição surgiu em Portugal e veio para o Brasil trazido pelos colonizadores. A ideia é tirar a Eucaristia da Igreja nesse dia e exibi-la pelas ruas da cidade. As ruas por onde ela irá passar são enfeitadas com um grande tapete confeccionado pelos fiéis. Para confeccioná-lo são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios. Logo após a confecção dos tapetes, acontecem a missa e a procissão. 





As fotos foram tirada na manhã do dia 10/06 na Rua Basílio Machado no bairro da Paulista - Piracicaba (SP). Nesse dia, os "artistas" se reúnem para preparar o tapete. Nós dois estávamos lá... fazendo arte no espaço público!



Nenhum comentário:

Postar um comentário