sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Artigo de opinião: ORKUTIZAÇÃO

O termo “orkutização” normalmente é explicado como “a invasão das classes sociais menos favorecidas nas redes”. Tenho horror a ele, que demonstra preconceito e total desconhecimento da dinâmica da web. A expressão é uma bobagem tão grande que chego a sentir vergonha alheia quando vejo alguém repeti-la.
As redes não são separadas por classes sociais, mas pela demora na adesão a elas. Os early adopters, normalmente quem acompanha as novidades tecnológicas, sempre foram os pioneiros e não necessariamente mais ricos ou mais cultos. Com o Orkut foi assim, a mesma coisa com o Facebook e com o Twitter − pessoas menos ligadas à cultura digital chegam depois, mas não porque são incultas, burras ou pobres, e os “donos das redes” passam a ver novatos como intrusos.


Quando o Twitter e o Facebook nasceram, os early adopters estavam há tanto tempo no Orkut que migraram naturalmente, e não por causa dos “pobres” incomodando. Se o Twitter está começando a perder usuários da “casta”, é porque as pessoas enjoam, perdem o tesão. Afinal, qual é o sentido de reclamar da “invasão” numa rede na qual o usuário decide quem vai seguir? A mesma coisa com o Facebook: quem não quer “se misturar” e aproveitar o que há de melhor na internet, que é a diversidade cultural, não acrescente “gente diferenciada”.
Não dá para aceitar que se criem castas dentro de uma rede que nasceu para ser democrática, tudo junto e misturado. Ninguém publica sua renda na hora de preencher cadastros de redes sociais. E, muito cá entre nós, escrever mal ou ser mal-educado não tem nada a ver com classe social, e sim com a falta de leitura e o descaso com a cultura.
Sou muito mais conviver com pessoas bem informadas sobre o que acontece na sociedade, observando de tudo um pouco, num caldeirão gostoso, do que com os mesmos tipos, pensando e comentando os mesmos assuntos, repetindo palavras bobocas – tal qual orkutização – como papagaio. Perdoe aí, Louro José!



fonte: http://youpix.com.br/youpixpocketmag/orkutizacao/#.Tlfiqne07Xh.blogger





Nenhum comentário:

Postar um comentário