sexta-feira, 22 de junho de 2012

Espaço público: Intervenções

Espaço público

O espaço público é considerado como aquele espaço que, dentro do território urbano tradicional, sendo de uso comum e posse coletiva, pertence ao poder público. (Wikipédia)


O espaço público é de todos! Espaço para manifestações de arte, de protesto, de esportes... Cada um encontra seu espaço no espaço público. Os alunos da 1a série do Ensino Médio saíram em busca dessa diversidade pelas ruas de Piracicaba. Olhos abertos e celular na mão... essa era a proposta! A partir daqui você confere o que eles encontraram em matéria de intervenções no espaço público! 



Grafite: A primeira forma de intervenção encontrada.



 Stefane de Freitas Santos  
 Miriã Toledo Batista  

Segundo o site Wikipédia, a intervenção geralmente tem um sentido negativo de intromissão.
A intervenção pública é um tipo de manifestação artística, geralmente realizada em áreas centrais de grandes cidades. Consiste em uma interação com um objeto artístico previamente existente (um monumento, por exemplo) ou com um espaço público, visando colocar em questão as percepções acerca do objeto artístico. 
Grafite é o nome dado às inscrições feitas em paredes. Por muito tempo visto como algo proibido, que deixava a cidade com aparência “feia”, mas hoje em dia o grafite nada mais é que uma forma de expressão em arte. Depois de esse trabalho ter sido reconhecido, muitas pessoas ganham dinheiro com isso, como também existem pessoas famosas nesse meio. O grafite é algo artístico e que não é proibido em lugares públicos, ao contrário da pichação.


Escolhemos um grafite diferente dos outros que vemos pela cidade, que aparentemente nos mostra dois elefantes com pinturas indianas e uma sereia do lado, feito recentemente, pois suas cores estão vivas e não aparenta nenhum sinal de destruição. 



Essa foto é de um grafite na Rua Dona Glória (Piracicaba-SP), tirada às 12h22 do dia 11 de Junho de 2012 (segunda-feira).


Das ruas para os museus

No vídeo abaixo você conhece o trabalho de dois grafiteiros famosíssimos: os paulistanos Otávio e Gustavo Pandolfo. 
"Por que a cidade precisa disso? Por que eu acho que se você não usar a cidade, ela vai te usar." 



Fazendo arte no espaço público



Jhonattan Henrique Jorge         
Vitória Passari Carone    1a A         

  
Segundo a Wikipédia, o espaço público é considerado como aquele que seja de uso comum e posse coletiva (pertence ao poder público). A rua é um exemplo de espaço público.
Entre as diversas manifestações que podem acontecer nesse espaço, a arte se faz presente. Que tipo de arte? Qualquer tipo... até arte sacra!
O Tapete de Corpus Christi, é uma tradição da Igreja Católica. Essa tradição surgiu em Portugal e veio para o Brasil trazido pelos colonizadores. A ideia é tirar a Eucaristia da Igreja nesse dia e exibi-la pelas ruas da cidade. As ruas por onde ela irá passar são enfeitadas com um grande tapete confeccionado pelos fiéis. Para confeccioná-lo são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios. Logo após a confecção dos tapetes, acontecem a missa e a procissão. 





As fotos foram tirada na manhã do dia 10/06 na Rua Basílio Machado no bairro da Paulista - Piracicaba (SP). Nesse dia, os "artistas" se reúnem para preparar o tapete. Nós dois estávamos lá... fazendo arte no espaço público!



Pasusp e Fuvest

E aí, alunos do Segundo e Terceiro ano? Já se inscreveram no Pasusp?


Pra quem não sabe, Pasusp é um programa feito pela USP, com intuito de ampliar a presença das escolas públicas na universidade. Esse programa, além se isentar a taxa do vestibular Fuvest, providencia 05% de bônus para alunos do segundo ano e 10% para os alunos do terceiro. Caso o aluno do terceiro ano tenha feito a inscrição e a prova ano passado, é possível acumular 15% de bônus esse ano. (Para saber melhor sobre o Pasusp, clique aqui)

Feita a inscrição, os alunos deverão de inscrever para a Fuvest.

Corre lá galera! E boa sorte!

Calendário
  • Inscrições no PASUSP: de 22 de junho a 15 de agosto de 2012, pela Internet
  • Postagem do atestado e foto: até 17 de agosto de 2012
  • Inscrições no Vestibular da FUVEST: 24 de agosto a 10 de setembro de 2012, pela Internet
  • Prova da 1ª fase da FUVEST: 25 de novembro de 2012, às 13 h

                         
                                                                                        Ana Eduarda, 3º A

terça-feira, 19 de junho de 2012

Eu e você não somos mais um só

Na Roça de manhã
Me canta a melodia
O café quentinho
É assim todo dia

Mais a melodia é Triste
Porque não estou fazendo dueto contigo
E isso para mim
É o pior castigo

O vento bate em meus cabelos
Os passarinhos estão a cantar
E lá estou eu na janela
Apenas em você pensar

Então na noite escura
Parece que minha vida deu um nó
As lagrimas escorrem no meu rosto
Por estar tão Só

                                                    Eskarlethy Ferrarezi, 6ª D
                                                                             

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Intervenções do espaço público - Parkour


Segundo a Wikipedia, o espaço público é considerado como aquele que seja de uso comum e posse coletiva (pertence ao poder público). A rua é considerada o espaço público por excelência.
Alguns grupos se valem desses espaços para a prática de esportes. Exemplo disso é o Parkour. Criado na França, o Parkour[P1]  é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — este pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. O Parkour é uma atividade que gera muito preconceito nas áreas urbanas, considerado como “vandalismo” por certas pessoas.


Essa foto foi tirada na estação da Paulista em Piracicaba-SP, uma área de lazer para as pessoas, e esse é um dos jovens praticantes de Parkour da cidade.


terça-feira, 5 de junho de 2012


Mal a "bilheteria" da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) foi aberta, nesta segunda-feira (4), já há informações sobre ingressos esgotados na Tenda dos Autores, a área mais cobiçada do evento. Escritores como Ian McEwan, Jonathan Franzen, Jennifer Egan, Le Clézio e os brasileiros Luiz Eduardo Soares e Fernando Gabeira são presenças confirmadas na Flip deste ano. Aliás, ao longo de seus 10 anos de existência, inúmeros dos mais famosos escritores do mundo todo estiveram em Paraty. Aproveitando o clima, indicamos dez dos 40 autores convidados que você precisa conhecer.
(fonte: Revista Bravo)

Confira aqui!!!